22 de mar. de 2013

Plantas dentro de casa? Por que não?!

Ter uma plantinha por perto é sempre tão bom, ainda mais na correria das grandes cidades, em que estar em contato com a natureza torna-se raro. Também nas grandes cidades é cada vez mais raro se ter quintal em casa, claro, principalmente para quem mora em apartamento, como eu. 
Então, por que não resolvermos isso de uma forma mais prática e agradável? A ideia de ter plantas dentro de casa/apartamento é uma boa pedida! E, vamos combinar que fica muito bonito. Claro, que alguns cuidados precisam ser considerados.
Aí vão algumas boas ideias dos sites Casa e Casa e Jardim, acompanhadas de algumas dicas básicas (do site OMO) para cuidado com as plantinhas.


* Os vasos devem ser de cerâmica ou barro, por imitarem a porosidade do solo e permitirem que as raízes respirem mais facilmente!


* Use o regador para molhá-las, pois ele distribui melhor a quantidade de água por uma superfície maior de solo. Dê preferência aos modelos de bico pequeno, que passam mais facilmente entre as folhas e folhagens, evitando “machucá-las”. 


* Não deixe a terra encharcada de água. Isso propicia o aparecimento de fungos e pragas, bem como favorece o apodrecimento da raiz.


* O melhor horário para regá-la é durante a manhã. Assim, caso você exagere na água, há tempo de absorção e evaporação desse excesso durante o dia.


* No frio, sobretudo quando o tempo estiver úmido, regue menos suas plantas, pois, em razão da menor quantidade de calor, as plantas não absorvem a água tão rapidamente, e a terra fica molhada por mais tempo!


* Limpe as folhas das plantas com um pano úmido para que elas fiquem mais bonitas e com o verde brilhante! ;)


Como as plantas são diferentes umas das outras, os cuidados com cada uma delas também variam. Para quem tem muitas plantas em casa e precisa passar a tarefa de regá-las para outra pessoa, uma dica bem simpática é colocar uma plaquinha espetada na terra indicando com que frequência cada uma deve ser regada. Basta escrever, por exemplo: todos os dias, uma vez por semana, a cada 15 dias, e por aí vai.


Um erro muito comum é deixar as plantas de casa no quintal ou na varanda quando sair para uma viagem. Saiba que isso nem sempre dá certo, já que as espécies de interior da casa estão acostumadas com seu ambiente, na maioria vezes, sem exposição direta ao vento, sol e chuva. 


As plantas são sensíveis e podem sofrer com mudanças de lugar − um sinal é se as folhas começarem a ficar amareladas e ressecadas.


No caso de viagem ou ausência por um tempo maior, o melhor a fazer é tentar manter as condições em que elas já estão acostumadas e pedir para alguém regá-las. ;)


Com a chegada do calor e do período das chuvas, redobre a atenção e os cuidados com água parada para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Basta colocar areia nos pratos e não cultivar plantas na água.





Viu como é fácil fazer a sua parte e ainda deixar a casa linda e com mais vida?! ;)

2 comentários:

  1. Oi Manoella,
    Gostei muito mesmo do seu blog!
    Lindo e com conteúdo.
    Quero estar sempre por aqui!
    Adoro plantas, mas coitadinhas, eu esqueço de molhar...
    acabei optando pos suculentas que precisam de menos água.
    Beijos

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO ME ALEGRA!

Ah o amarelo!

Postagem tendenciosa, é verdade... Simplesmente amo amarelo na decoração! Pequenas coisas, objetos dessa cor tão alegre podem transformar ...